terça-feira, 22 de março de 2011

O Fim dos Tempos

Olá galera de Jesus, bom dia!
Que a graça e a misericórdia do Senhor venha sobre as nossas vidas!
Hoje falaremos sobre o fim dos tempos, foi uma palavra que o Senhor me deu esse domingo agora, depois do culto... Vivemos nele, mas as vezes parecemos nos esquecer disso, né... vamos lá...

Versículo-chave: Jo 16:33 - No mundo terei tribulações, mas tende bom ânimo: eu venci o mundo!

Vivemos dias de angústia e tribulações nestes últimos tempos, e é cada vez mais notório que o fim dos tempos se aproxima. Quem conhece as escrituras sabe que todos estes acontecimentos atuais, na realidade, não são meras "coincidências", como muitos dizem, mas sim o cumprimento da palavra do Senhor.
Estamos num século onde a grande maioria das pessoas possuem uma visão egocêntrica e individualista. Pessoas gananciosas estão no poder. Pessoas consumistas, imediatistas. Pessoas que vivem na geração do "ser feliz a qualquer custo" ou "o que eu quero é ser feliz". Pessoas que se tornaram frias e depressivas. Pessoas que já não possuem uma visão padronizada sobre família, valores e princípios éticos e morais, e não se importam mais com as consequências de suas atitudes e da falta de responsabilidade. O mundo vive o caos, causado por catástrofes da natureza e, principalmente, da conturbada mente humana, em que o diabo tem carta branca para agir. Afinal, desde o começo do mundo satanás tem destruído a raça humana através do pecado. (Gn 4:7 ; 6:5,11-12)

À medida que se passa o tempo, percebemos mais próxima a vinda do Senhor Jesus, e engraçado como existem pessoas que simplesmente ignoram este fato como se fosse loucura, inclusive algumas pessoas que dizem ter fé em Jesus (não sei que tipo de fé, se estas sequer conhecem a Palavra). Em inúmeros trechos do Evangelho, o próprio Cristo se refere à tribulações e dificuldades, como estas que vivemos hoje. Um trecho que traduz muitas fatalidades que ocorreram, ocorrem e ocorrerão nos últimos dias é o sermão profético, descrito em Lc 21:5-38 (veja também em Mt 24:1-51 e Mc 13:1-27). Vejamos alguns tópicos que falam sobre o fim dos tempos:

- Guerras: Lc 21:9-10 - Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis. É necessário que primeiro aconteçam estas coisas, (...) nação se levantará contra nação, e reino contra reino.
Fazendo uma ponte desse versículo com a realidade - guerras e mais guerras - Líbia, Egito, Oriente Médio, e tantos outros lugares em confronto quando menos se espera, seria isso por acaso?

Catástrofes naturais: Recentemente, especialmente nas últimas semanas, vimos diversos desastres ecológicos e naturais ocorrendo em todas as partes do nosso país e do mundo (deslizamentos de morros no RJ, terremotos seguidos de tsunâmis no Japão, chuvas excessivas no sul do Brasil e outros), então pergunto: seria coincidência?
Lc 21:11 - Haverá grandes terremotos, fome e epidemias em vários lugares (...).
Além disso, não é nem necessário falar em acontecimentos anteriores que testificam cada vez mais as Escrituras Sagradas.

Desunião da família: Em Lc 21:16 e Mc 13:12 fala-se a respeito disso. Na realidade, a idéia de família hoje está muito distorcida do propósito original de Deus. Antigamente, quando se falava em família , se pensava em uma composição que tinha pai, mãe e filhos. Hoje em dia, boa parte possui apenas mãe e filhos, algumas outras pai e filho e, ainda, outras são bem mais "inusitadas", segundo os padrões de vida que programas como o BBB propõem (por essa já dá pra imaginar as esquisitices que estão aparecendo por aí). Como se não bastasse, o conceito de educação mudou - pra pior - no qual os filhos tem "autonomia" sobre suas próprias vidas (muito antes dos 18 anos), o que tem gerado um ambiente familiar cada vez mais instável.
"Um irmão se entregará à morte a outro irmão, e o pai ao filho, e os filhos se levantarão contra os pais e os matarão." Mc 13:12

- Perseguição à geração dos Santos: Note que em muitos países a igreja é perseguida (China, Índia, países do Oriente Médio), entretanto com o passar dos dias essa perseguição aumentará, e não será restrita aos países citados. Haverão dias em que a palavra de Deus não poderá ser pronunciada aos quatro ventos como podemos fazer hoje (e muitas vezes não fazemos), mas sim, haverá prisões, cárcere e até morte para aqueles que professarem sua fé em Cristo Jesus. (Veja em Ap 13:10 ; 14:12-13 ; Lc 21:12-13,17,24)
Este será um tempo em que nossa fé deverá ser maior ainda, pois serão tempos difíceis, em que a paciência dos santos será testada. Afinal, se Jesus, nosso Senhor, passou por dificuldades, que dirá nós, que somos seus servos?(Jo 15:20)

- Falsos cristos (ou falsos profetas): Lc 21:8 (também em Mt 24:23-24; Mc 13:21-22) - Cuidai para que não sejais enganados; porque muitos virão em Meu nome, dizendo: "Sou eu!" e também "Chegou a hora!". Não os sigais.
I Tm 4:1-2 - Nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, ao seguirem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios; por causa da hipocrisia dos mentirosos, os quais têm a própria consciência cauterizada.

- Consolo vindo do alto: O que nos motiva a passar por isso sem nos desesperarmos tanto é a volta do amado da igreja - JESUS! Ele nos encoraja, nos dá perseverança e promete voltar muito em breve.
Lc 21:19 - É pela perseverança que ganhareis a vossa vida.
Lc 21:27 - Então se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.
(Veja também: Ap 21:4-5 ; 7:14,17)

E ainda há muitas coisas que nos serão reveladas mais tarde. Em Jo 16:12-13 diz que o Espírito da Verdade nos guiará na nossa trajetória.

Queridos, o diabo tem feito de tudo para ceifar vidas, pois ele sabe que não tem muito tempo, afinal já está condenado (Jo16:14) ao lago de fogo e enxofre dia e noite, pelos séculos dos séculos (Ap 20:10).

Os sinais estão aí! Esteja atento! A vinda do nosso Senhor Jesus Cristo é mais breve do que esperamos! Vamos contribuir para o Reino de Deus, no que Ele pedir de cada um de nós, para que tenhamos a eternidade o mais rápido possível. Afinal, quem não quer ver Jesus logo? Corramos para os braços do Pai...

Hb 10:25 - (...)antes, encorajemo-nos e tanto mais vedes que o Dia se aproxima.

Mt 24:44 - Por isso, ficai também atentos, porque numa hora em que não penseis, o Filho do Homem virá.

Que a paz do Senhor esteja contigo!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Louvor x Adoração

Boa Noite, povo de Deus!!!
Essa noite resolvi postar uma comparação interessante que achei no blog de uma amiga minha que é uma levita abençoada, Giovana Freitas. É um paralelo entre Louvor e Adoração, ambos geralmente muito confundidos pelas pessoas, que normalmente acham que são a mesma coisa. Confira!

LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor

ADORAÇÃO: Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor

LOUVOR: Pode ser comunitário

ADORAÇÃO: É individual

LOUVOR: Brota das emoções

ADORAÇÃO: Brota da devoção

LOUVOR: Pelos feitos de Deus

ADORAÇÃO: Pelo que Deus é

LOUVOR: Pelos presentes de Deus

ADORAÇÃO: Pela presença de Deus

LOUVOR: É uma expressão de vida

ADORAÇÃO: É um estilo de vida

LOUVOR: É circunstancial

ADORAÇÃO: É incondicional

LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus

ADORAÇÃO: Vive para Deus

LOUVOR: Pode ser distante

ADORAÇÃO: Só ocorre na presença

LOUVOR: É mais exuberante, enérgico, movimentado, barulhento, com mais palavras

ADORAÇÃO: É mais sóbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cânticos espirituais e silêncio


Não devemos nos equivocar que é mais espiritual adorar, pois o que aprendemos é que ambos se complementam. Assim, devemos ter a liberdade de louvar com expressões espontâneas, enérgicas ao mesmo tempo de adorar com cânticos mais contemplativos.

Na verdade, a Bíblia nos indica que existem várias expressões de louvor e de adoração, tais como através da oração, cânticos, confissão, ofertório, artes em geral, pregação, ceia, batismo e do próprio exercício do ministério.

Não importa o exterior, sejam palmas, mãos levantadas, prostrando-se ou com danças. Deus olha o coração, pois diz que um coração contrito não desprezará.
Veja abaixo mais referências bíblicas:

Com palmas – Sl 47:1, 98:8; Is 55:12
Com mãos levantadas – Sl 63:4, 77:2, 134:2, 141:2; 1Tm 2:8; Hb 12:12
Com júbilo – Sl 27:6, 35:27, 47:1, 81: 1, 2, 89:15, 95:1, 98:4, 107:22, 118:15, 132:16; 1 Sm 18:6, 7; Ex 15:21; Ne 12:43
Prostrando-se – Gn 17:3; Ez 43:3; Ap 4:10; Lv 9:24; Dt 9:25; Sl 95:6, 99:9; 2 Cr 29:28
Com danças – 1 Sm 18:6; Ex 15:20, 2 Sm 6:14, 15; Jr 31: 1-4, 13
 
Fonte: Blog Louvor e Adoração - giofreitas.blosgpot.com
 
Curioso lembrar que, de fato, o louvor geralmente é circunstancial, pois repare que algumas pessoas  entram na unção "às vezes", entretanto aquelas pessoas que são adoradores de fato estão sempre conectadas à Deus, independente de como estão, de quem ministra o louvor e de outras razões existentes no momento, que às vezes levam alguns irmãos a "justificarem" (ou pelo menos tentar) estarem distantes de Deus. Não é incomum, por exemplo, alguns justificarem que a banda da igreja não está tocando bem ("falta de unção"), ou falarem que estão passando por alguma situação difícil, ou outra desculpa qualquer.

Independente de vocais ou arranjos musicais, devemos estar conectados a Deus a todo momento. Quem também comenta sobre essa conexão é a ministra de louvor Kim Walker-Smith, da banda Jesus Culture. Quem conhece sabe que é uma das bandas mais ungidas que existe no planeta, sendo assim, achei interessante postar esse link de um vídeo que fala sobre o referido assunto. Afinal, quem não quer essa unção pra sua vida?



Até breve!
Deus abençoe a todos!